Memórias de computador

 

O que é memória RAM, ROM, cache? E primária? Secundária! Conheça os principais tipos de memória de computador.

A memória é um dispositivo que permite ao computador guardar dados temporariamente ou permanentemente.
A unidade básica de memória é bit, digito binário.

 

Memória Principal - RAM

● Memória de trabalho. Guarda dados e programas enquanto estão sendo processados.
● Mínimo 512Mb para OS WinXP. 1Gb se houver synths virtuais pesados e 2Gb se houver samplers virtuais, além de mix "pesada", funções em tempo-real. Uma nota para o "Dual Channel Memory" que otimiza a informação entre o processador e a RAM, onde é vital para esse recurso o usao memórias identicas. Ainda sobre memórias, lembres-se que elas também tem velocidades, onde a DDR por exemplo tem de 266 à 600.
● RAM acima de 4GB: É imperativo o uso de arquitetura X64. Num computador de 4 de RAM para arquitetura 32-bit (processador), ao colocarmos mais 4, ele não vai "enxergar".

Memória Secundária (HD)

● Memórias externas inclui HD, CD...
● É a memória de armazenamento em massa, para armazenamento permanente; não volátil. Não pode ser endereçada diretamente, tratada pelo processador; assim, a informação precisa ser carregada na memória principal antes.
● Exemplo de dados armazenados: OS, softs, músicas, textos, etc.
● Velocidade é mais importante que capacidade. Opte por HDs de 7200rpm (ATA 133) ou SCSI. É indicado usar dois HDs, um para o OS e outros para guardar as músicas. Se possivel use um cooler.

Memória Terciária

● Secundária mas que depende de montagem, é o caso de fitas magnéticas, discos ópticos.

 

 

Armazenamento Temporário

● Memória Cache: Memória do microprocessador. Trabalha numa velocidade tão alta quanto ele consegue, ou seja, está interligada diretamente nos processadores.
● Cache: Memória. Dispositivo de acesso rápido, interno num sistema. Usado como intermediário entre um operador de um processo e o dispositivo de armazenamento.
● Cache L1, L2, L3: L1 está presente dentro do processador.L2 é um adicional ao L1 e que favorece até o rendimento do processador (mesmo de clock baixo). Já L3 é adicional ao L2, utilizando cache externo presente na placa-mãe.
● Cache de disco. Memória incluída na placa lógica do HD, que armazena as últimas trilhas lidas.
● Memória física.
● Memória virtual: técnica que usa a memória secundária como uma cache para armazenamento secundário. Consiste em recursos de hardware e software.

 

Endereço de memória

● Identificador único para um local de memória no qual um processador (ou outro dispositivo) pode armazenar pedaços de dados. Usa-se na memória física e na memória virtual.

 

Saiba também o que é extensão de arquivo .

 




www.000webhost.com