Navegadores para internet

 


Firefox



Safari



Chrome



Arora



Konqueror



Chromium



IE



Blisk





No inglês, enquanto termo to browse é o verbo navegar, browser é o substantivo navegador.

Tal como um barco, este soft tem uma função exatamente de nos fazer navegar, mas pelos "rios" da internet, a Web. Enquanto um barco vai nos levando a uma cidade ou outra, o browser nos leva a sites.

Foi no século passado que o britânico Berners-Lee criou o Nexus (antes chamado WWW). Ele foi o primeiro navegador e era para computador NeXT, esta uma marca associada ao famoso Steve Jobs (Apple). O Nexus era coisa séria e fora criado na Organização Europeia para Pesquisa Nuclear (CERN), um grande laboratório de física que conta com vários países como França e Suíça.

Com o tempo vários outros navegadores surgiram e a tecnologia que eles usam para encontrar os sites que procuramos também mudou. Aqui temos um quadro com os principais:

 

Mozilla Firefox
Safari
(Apple)
Mac, iOS, Windows
Google Chrome
Aurora
(Benjamin Meyer)
Multiplataforma
Konqueror
(Comunidade KDE)
Windows e semelhantes ao Unix
Chromium
IE
(Internet Explorer)
Blisk

 


proporção entre navegadores proporção entre navegadores

Vale notar que o Google é o mais usado no Brasil, enquanto o Firefox é preferido por vários programadores e na Europa é o browser mais usado também. Outro detalhe é que o Konqueror não é exatamente alemão, e sim de uma comunidade chamada KDE, a qual foi criada por um alemão. Bom, ainda existe o norueguês Opera mas todos eles têm o mesmo sentido: navegar na rede global.



Conheça também os ferramentas de busca mais usadas Web.





www.000webhost.com